Função PROCV

A função PROCV faz parte da categoria Procura e Referência. É utilizada quando existe a necessidade de localizar valores referentes a um determinado item de uma lista, considerando a coicidência de determinados valores ou uma faixa de incidência de valores.


PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)

Valor_procurado O valor a ser localizado na primeira coluna da matriz (matriz: usada para criar fórmulas únicas que produzem vários resultados ou que operam em um grupo de argumentos organizados em linhas e colunas. Um intervalo de matrizes compartilha uma fórmula comum; uma constante de matriz é um grupo de constantes usado como um argumento.) da tabela. Valor_procurado pode ser um valor ou uma referência. Se valor_procurado for menor do que o menor valor na primeira coluna de matriz_tabela, PROCV fornecerá o valor de erro #N/D.

Matriz_tabela Duas ou mais colunas de dados. Use uma referência a um intervalo ou nome de intervalo. Os valores na primeira coluna de matriz_tabela são aqueles procurados por valor_procurado. Esses valores podem ser texto, números ou valores lógicos. Textos em maiúsculas e minúsculas são equivalentes.

núm_índice_coluna É o número da coluna em matriz_tabela a partir do qual o valor correspondente deve ser retornado. Um núm_índice_coluna de 1 retornará o valor na primeira coluna em matriz_tabela; um núm_índice_coluna de 2 retornará o valor na segunda coluna em matriz_tabela, e assim por diante. Se núm_índice_coluna for:

Procurar_intervalo Um valor lógico que especifica se você deseja que PROCV localize uma correspondência exata ou aproximada.

Exemplo

=PROCV(B11;A1:C10;2;FALSO)

Neste exemplo colocamos em B11 o valor a ser procurado na seleção de células A1 a C10 este valor dever ser procurado na coluna B representado pelo numero 2 e caso não encontre retornará Falso.

Ai você me pergunta sempre devo colocar FALSO?
respondo Não!

existem alguns casos que podemos colocar VERDADEIRO e qual a diferença?

o VERDADEIRO da função PROCV retorna o valor mais próximo do valor especificado em ordem decrescente.

Exemplo

Vamos supor que você esteja trabalhando com datas e a partir de 24/06/2011 seja acrescido 7 dias em cada procura caso o Excel não localize a data especifica ele retornará a mais próxima.

Datas Retorno Data Especifica
24/06/2011 01/07/2011 07/07/2011
01/07/2011
08/07/2011
15/07/2011

=PROCV(C1;A1:A4;1;VERDADEIRO)

Nenhum comentário: