Cálculos no Excel

O Excel parou de calcular? É fácil resolver
Ao trabalhar com uma planilha do Excel, você nota um comportamento estranho. Embora você modifique o valor das células numa coluna, por exemplo, os totais se mantêm os mesmos. Será que o Excel perdeu, misteriosamente, sua capacidade de mastigar números? Não é nada disso.
Vá em Ferramentas/Opções e, na caixa de diálogo que se abre, traga para o primeiro plano a aba Cálculo. A opção ativa deve ser a de cálculo manual. Troque-a para Automático. Retorne à planilha e veja que o comportamento foi normalizado. Para executar cálculos somente após um comando do usuário (F9). Essa opção é útil, especialmente quando se está adicionando dados a uma planilha muito grande. O desligamento do recálculo automático evita que o Excel refaça uma extensa cascata de operações após a inclusão de cada número. Assim, o usuário pode inserir os dados e só depois usar o F9 ou reabilitar o modo automático.

Função ÉERRORS

Quando uma fórmula produz erro, o Excel inclui na célula uma mensagem como #DIV/0! (divisão por zero) ou #REF! (referência inválida). Para evitar que essas mensagens apareçam na planilha, ou mesmo para personalizá-las, use a função ÉERROS. Se, por exemplo, em lugar de uma mensagem de erro você quiser que apareçam três asteriscos (###), escreva uma fórmula como:

=SE(ÉERROS(B1/A1);"###";B1/A1)

Comando voltar Excel (100 vezes)

A possibilidade de voltar para a última ação é uma ajuda importantíssima para desfazer erros, mas essa função vem automaticamente limitada a 16 ações. Quando isso não é suficiente, você pode manipular o registro do Windows para aumentar o número de níveis e estabelecer um máximo de cem ações a serem desfeitas.

1. Feche o Excel e selecione Executar no menu Iniciar do Windows.

2. Na caixa de texto Abrir, digite regedit e clique OK.

3. Abra as seguintes chaves no painel esquerdo: HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Office\11.0\Excel\Options (leve em consideração que 11.0 é para a versão 2003 do Excel e 10.0, para a 2002).

4. Selecione Editar/Novo/Valor DWORD, digite UndoHistory e tecle Enter.

5. Clique duas vezes em UndoHistory, selecione Decimal no painel Base e digite o número de comando que o Excel poderá desfazer (um número compreendido entre 16 e 100).

6. Clique OK e feche o Editor do Registro.

Agora você já pode abrir o Excel e verificar se desfaz o número de vezes estabelecido.