Funções para SQL

São Utilizadas para determinar quantidade de registros, totais, médias ou dados estatísticos.

Função SUM: Utilizada para somarmos uma determinada coluna de valor numérico ou monetário. Para utilizar esta função no SQL devemos "apelidar" a nova coluna que será criada seguido da palavra AS. Ex: SUM(salários) AS TotalSalário. A coluna TotalSalário será temporária e assim que fecharmos a consulta ela não mais existirá.

Exemplo:

Set MinhaTabela = MeuBD.OpenRecordset("SELECT superior, sum(salário) as TotalSalários FROM [dados2$] GROUP BY superior;")

Função AVG: Assim como na função SUM sua utilidade é de calcular a média de certo valor monetária de uma coluna que satisfaça uma certa condição. No Exemplo anterior utilizamos a Cláusula GROUP BY para agruparmos quantos supervisores existiam na empresa; em seguida somamos os salários dos seus subordinados. Agora iremos calcular o salário médio dos subordinados.

Exemplo:

Set MinhaTabela = MeuBD.OpenRecordset("SELECT superior, SUM(salário) as TotalSalários , AVG(salário) AS MédiaSalários FROM [dados2$] GROUP BY superior;")

Função COUNT: Utilizada para contar o número de registros. Neste exemplo utilizamos para saber o número de funcionários que cada supervisor comanda.

Exemplo:

Set MinhaTabela = MeuBD.OpenRecordset("SELECT superior, SUM(salário) as TotalSalários ,AVG(salário) AS MédiaSalários , COUNT(salário) AS QtSalários FROM [dados2$] GROUP BY superior;")

Função MIN e MAX: Utilizadas para obter o menor e o maior registro respectivamente. Neste exemplo conseguimos saber o menor e o maior salário dos subordinados dos respectivos supervisores.

Exemplo:

Set MinhaTabela = MeuBD.OpenRecordset("SELECT superior, SUM(salário) as TotalSalários ,AVG(salário) AS MédiaSalários , COUNT(salário) AS QtSalários , MIN(salário) AS MinSalários, MAX(salário) AS MaxSalários FROM [dados2$] GROUP BY superior;")

Consulta UNION: É usada para combinar o conjunto de registros de duas ou mais tabelas com campos idênticos. Sua sitaxe é a seguinte: "SELECT * FROM Tabela1 UNION ALL SELECT * FROM Tabela2;

Nenhum comentário: