Instruções SQL para realização de Consultas

SQL: Estrutura da Linguagem Query é a linguagem padrão para comunicar-se com um banco de dados.Utilizamos esta linguagem para extrair de uma tabela em um formato legível,de acordo com a solicitação do usuário informações que venha satisfazer suas necessidades. As consultas são ferramentas essenciais em qualquer sistema de gerenciamento de banco de dados, pois possibilitam selecionar registros, atualizar tabelas, editar incluir registros.

Comando SELECT: É o principal comando do SQL, Usado principalmente em consultas de seleção. Sua sintaxe é a seguinte:

Set MinhaTabela = MeuBD.OpenRecordset("SELECT * FROM [dados$];")

Onde:SELECT é a instrução; o asterisco( * ) representa toda tabela; FROM [dados$], da tabela dados.

Cláusula ORDER BY: A critério do usuário pode-se ordenar uma tabela simultaneamente quando da execução de uma consulta, para isto basta utilizar o comando ORDER BY. Pode-se ordenar na ascendente (ASC) ou na Descendente (DESC). A sintaxe é a seguinte:

Set MinhaTabela = MeuBD.OpenRecordset("SELECT * FROM [dados$] ORDER BY nome DESC;")

Cláusula WHERE: Tem alguns casos que precisamos filtrar algum registro em algum parametro específico. Por exemplo, precisamos filtrar todos nomes "José", neste caso utilizamos a cláusula WHERE. A cláusula WHERE aceita operadores OR (ou) e AND (e) para trabalho com expressões.

Estrutura JOIN...ON: Podemos utilizar mais de uma tabela para efetuar uma consulta complexa. No nosso caso prático temos duas tabelas com um campo em comum, "nº" ; Numa tabela consta o nome, cargo e bairro; e na outra consta o superior, salário e dataadmissão. Desejamos então saber quais os nomes da tabela 1 tem como superior imediato o sr. João. Devemos então fazer uma associação das duas tabelas com a estrutura JOIN...ON. As tabelas são incluidas na Cláusula JOIN e os
critérios de associação são colocados na cláusula ON. A três tipos de associações: INNER (Equivalência), LEFT (externa à esquerda) e RIGHT( Externa à direita). As associações externas são as que retornam todos os valores de uma tabela e apenas os correspondentes de outra.

Palavra Chave DISTINCT: Esta palavra chave faz com que sejam eliminadas linhas repetidas com base nos valores das linhas da consulta. Se utiliza esta palavra chave para sabermos quantos nomes direntes exisem em uma determinada tabela.

Modificadores TOP e PERCENT: Ambos limitam o conjunto de resultados de uma consulta. Utiliza-se para conhecer-se como por exemplo os maiores salários de uma empresa, os maiores clientes etc.
Utilizarmos a consulta para conhecer os 03 maiores. Obs: Para que a consulta seja verdadeira é necessário ordernarmos a coluna que servirá de resposta, no caso salario.

Cláusula GROUP BY: Serve agrupar dados.

Nenhum comentário: