Criando Gráficos em Excel

Com a utilização do Excel podemos criar gráficos de maneira simples e rápida a partir da seleção de dados, o Excel é capaz de gerar gráficos sem a necessidade de definir parâmetros adicionais.

Exemplo

Na coluna A colocaremos os produdos e da coluna B até a G colocaremos algumas datas sequenciais, nas linha abaixo colocaremos o tipo de produto e as quantidades.

Produtos 01/01/2011 02/01/2011 03/01/2011 04/01/2011 05/01/2011 06/01/2011
sapato 2 5 7 9 0 1
tinta 5 4 5 7 8 4
caneta 8 9 10 3 2 6


Terminado isso faremos a seleção dos dados e em Inserir - Gráficos, clicar em Colunas e escolher o tipo de gráfico, neste momento você já pode clicar em concluir e o gráfico será inserido em sua planilha.

Clicando na opção avançar você tem outras opções.

Função PROCV

A função PROCV faz parte da categoria Procura e Referência. É utilizada quando existe a necessidade de localizar valores referentes a um determinado item de uma lista, considerando a coicidência de determinados valores ou uma faixa de incidência de valores.


PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)

Valor_procurado O valor a ser localizado na primeira coluna da matriz (matriz: usada para criar fórmulas únicas que produzem vários resultados ou que operam em um grupo de argumentos organizados em linhas e colunas. Um intervalo de matrizes compartilha uma fórmula comum; uma constante de matriz é um grupo de constantes usado como um argumento.) da tabela. Valor_procurado pode ser um valor ou uma referência. Se valor_procurado for menor do que o menor valor na primeira coluna de matriz_tabela, PROCV fornecerá o valor de erro #N/D.

Matriz_tabela Duas ou mais colunas de dados. Use uma referência a um intervalo ou nome de intervalo. Os valores na primeira coluna de matriz_tabela são aqueles procurados por valor_procurado. Esses valores podem ser texto, números ou valores lógicos. Textos em maiúsculas e minúsculas são equivalentes.

núm_índice_coluna É o número da coluna em matriz_tabela a partir do qual o valor correspondente deve ser retornado. Um núm_índice_coluna de 1 retornará o valor na primeira coluna em matriz_tabela; um núm_índice_coluna de 2 retornará o valor na segunda coluna em matriz_tabela, e assim por diante. Se núm_índice_coluna for:

Procurar_intervalo Um valor lógico que especifica se você deseja que PROCV localize uma correspondência exata ou aproximada.

Exemplo

=PROCV(B11;A1:C10;2;FALSO)

Neste exemplo colocamos em B11 o valor a ser procurado na seleção de células A1 a C10 este valor dever ser procurado na coluna B representado pelo numero 2 e caso não encontre retornará Falso.

Ai você me pergunta sempre devo colocar FALSO?
respondo Não!

existem alguns casos que podemos colocar VERDADEIRO e qual a diferença?

o VERDADEIRO da função PROCV retorna o valor mais próximo do valor especificado em ordem decrescente.

Exemplo

Vamos supor que você esteja trabalhando com datas e a partir de 24/06/2011 seja acrescido 7 dias em cada procura caso o Excel não localize a data especifica ele retornará a mais próxima.

Datas Retorno Data Especifica
24/06/2011 01/07/2011 07/07/2011
01/07/2011
08/07/2011
15/07/2011

=PROCV(C1;A1:A4;1;VERDADEIRO)

Fixar células em fórmulas

Vamos supor que você esteja fazendo um calculo onde varias outras células referenciam a mesma, para que você não precise digitar sempre o mesmo endereço de célula o Excel nos proporciona um "atalho" para isso

Exemplo

Temos na célula A1 o percentual de 10% na célula B1 100, B2 200 e B3 300 e queremos que as células C1 até C3 referenciem a célula A1 utilizamos a tecla F4 para criar assim uma fixação na referência, então faremos na célula C1=B1*$A$1, isto significa que a célula A1 é fixa, agora é só arrastar para baixo com o mouse e pronto.

Resultado

10% 200 20
100 10
300 30

Calcular Raiz Cúbica em Excel

Para calcularmos a raiz cúbica precisamos partir do principio dos inversos, assim como o inverso de multiplicação é a divisão o inverso da raiz é a exponenciação(^), vejamos a seguir um exemplo.

Sintaxe

=X^(1/3)

Lembrando que é necessário colocar entre parenteses o 1/3 para que o calculo efetue primeiro a divisão e após isso a exponenciação.

=64^(1/3)
resultado = 4

Função Raiz

Você sabe calcular raiz quadrada em Excel?
Se não sabe vou mostrar aqui como é simples, a sintaxe da função é =RAIZ(), sendo assim é fácil calcularmos a raiz quadrada de 9 não?

=RAIZ(9)

Funções Aninhadas em Excel

Muitas vezes você já deve ter se perguntado como juntar funções no Excel por exemplo =SE(E(... essas funções são chamadas de funções aninhadas.
O aninhamento de funções ocorre quando inserimos uma função com argumento de outra função, criando assim um ninho.Vejamos abaixo um exemplo completo desta função, juntando a função máximo com a função soma.

=MÁXIMO(SOMA(A1:A30);SOMA(B1:B20);SOMA(G1:G45))

Lembrando que ao abrirmos um parentese devemos fecha-lo, este exemplo verifica o valor máximo em três colunas (A,B e G).

Outro Exemplo

=SE(E(A1>=10%;A2>=200);"Correto";"Incorreto")

O Excel permite o aninhamento de até 64 funções para cada argumento.

Função Cont.Valores

O Excel possui diversas funções para contagem. Uma delas é a função CONT.VALORES, que é muito utilizada nos casos em que há necessidade de contar quantidade de itens de uma lista.
A função CONT.VALORES faz a contagem das células que não estão vazias em um intervalo independente do tipo de dado inserido na célula.

Exemplo

=CONT.VALORES(A1:A255)

Se todas as células estiverem preenchidas o valor retornado deve ser 255, caso alguma célula esteja vazia será subtraído.

Função Hoje

Muitas vezes fazemos relatórios com datas e essas datas são sempre a data do dia, para isso o Excel nos fornece a função =HOJE(), a função =HOJE também pode receber variáveis como +1, -1, etc retornando assim as datas que necessitamos

Função Mínimo / Máximo e Média

Como o nome já diz estas funções servem para calcular o menor valor em um intervalo, o maior valor em um intervalo e a média dos valores selecionados.

Por ser bem simples segue abaixo exemplos de como estas fórmulas funcionam.

Mínimo
=mínimo(1;3;5;0) - retorna 0

Máximo
=máximo(1;3;5;0) - retorna 5

Média
=média(1;3;5;0) - retorna 2,2


Para determinar a separação dos valores é necessário inserir o ponto e virgula para reconhecimento pelo Excel, estes exemplos foram feitos digitando os números, porem você pode utilizar estas fórmulas utilizando intervalo de células.

=MÉDIA(A1:A5)

**Obs.: o Excel reconhece maiúscula, minuscula e até mesmo sem acento.

Conceito de criação de fórmulas em Excel

Quando digitamos na célula um dado que não seja uma fórmula, este dado torna-se uma constante.Isto significa que ele não se altera mais.

Fórmula é um tipo de dado que resulta em um valor. A fórmula sempre se inicia com um sinal de (=) e o seu resultado pode ser alterado sem a necessidade de editar a célula.

Dados aceitos em uma fórmula
números, textos, datas, horas, matrizes e valores lógicos, referências de outras células, planilhas ou pasta de trabalho.

Valor é o resultado da fórmula.

Exemplo

Somar = 1+1
Valor após o enter = 2

Este exemplo aplica-se também para outras operações, abaixo operadores aceitos pelo Excel.

+ Realiza adição (mais).
- Realiza subtração (menos).
* Realiza multiplicação (vezes).
/ Realiza divisão (dividir).
^ Realiza exponenciação (valor elevado).
% Realiza a porcentagem (porcento).

Quando utilizamos expressões, o Excel utiliza a precedência matemática dos operadores para a solução da expressão. Sendo assim, ele calcula nesta exponenciação, multiplicação ou divisão e por ultimo soma e subtração (da esquerda para direita), também é interessante ressaltar que primeiro é calculado o que estiver entre parênteses.

Exitem também Chaves {} e Colchetes[] que explicaremos mais adiante.

Utilizando a ajuda do Excel

Por meio da ajuda do Excel, temos acesso a modelos, dicas e suporte aos diversos comandos.A ajuda do Excel pode ser acessada a partir do botão ajuda, localizado no canto superior direito da tela ou através da tecla de atalho F!.

Caso esteja conectado a internet quando acionamos a ajuda do Excel , este pode se conectar ao site da microsoft para incrementar as opções e os artigos da ajuda.Se não houver uma conexão com a internet, a ajuda utiliza apenas arquivos que fora instalados.

Podemos utilizar o recurso de ajuda de 2 maneiras

1-Digitando a palavra chave na caixa de Pesquisar
2-Navegando através dos tópicos de menu.

Em muitas janelas do Excel o botão de ajuda pode estar localizado ao lado do botão fechar com um sinal de (?).

pers.vsi

Sei que foge do contexto do blog mas vou deixar uma dica aqui para quem usa Visual Studio e quer instalar o Template do PERSONAL SITE STARTER KIT

Caso de esta mensagem de erro:

Installation stopped because the directory for the ProjectType value did not exist. The project type is invalid for your installation of Visual Studio.

vá em C:\Documents\Visual Studio 2008\Templates\ProjectTemplates e crie uma pasta chamada Visual Web Developer

feito isso tente instalar novamente.

Banco de dados com Excel

O primeiro passo é criar a conexão, segue abaixo.

Sub AbrindoUmaTabela()
Dim MeuBD As Database
Dim MinhaTabela As Recordset
Set MeuBD = OpenDatabase(ThisWorkbook.Path & "/" & ThisWorkbook.Name, False, False, "Excel 8.0")
Set MinhaTabela = MeuBD.OpenRecordset("$")
MsgBox MinhaTabela(0)
MeuBD.Close
End Sub

após isso feito, você pode utilizar esta conexão para para criar filtros como o Select abaixo.

Sub Gol()'nome da macro
Dim MeuBD As Database
Dim MinhaTabela As Recordset
Set MeuBD = OpenDatabase(ThisWorkbook.Path & "/" & ThisWorkbook.Name, False, False, "Excel 8.0")
Set MinhaTabela = MeuBD.OpenRecordset("SELECT numero,nome, gol FROM [jogadores$] ORDER BY gol DESC;")'fazendo select na planilha jogadores e colocando em ordem decrescente
'Plan6.Cells.ClearContents
Plan6.Range("a2").CopyFromRecordset MinhaTabela
MeuBD.Close
End Sub

Planilha com data de expiração

Já pensou algumas vezes passar sua planilha para um amigo, colega ou terceiros e não saber como estes irão usa-las, ou ainda pior se apropriarem de suas ideias? para isso coloco abaixo um código onde sua planilha irá expirar no momento que o usuário fechar a mesma.

Private Sub Workbook_BeforeClose(Cancel As Boolean)
Dim dtexp As Date
'Escolha a data que deverá expirar
dtexp = ("29/04/2011") 'inibir aqui'
If Date >= #1/11/2010# Then 'ativar esta'
If Date >= dtexp Then 'inibir aqui'
ThisWorkbook.Saved = True
'Se quiser enviar mensagem apenas retire a aspa simples da linha de baixo ou personalize
'MsgBox "Este arquivo está expirado, se auto-excluirá!"
ThisWorkbook.ChangeFileAccess xlReadOnly
Kill ThisWorkbook.FullName
End If
End If
End Sub

**Obs. não irá nem para lixeira

Funções Inglês para Portugues

Muitas vezes você já deve ter visto funções no Excel em Inglês e teve enorme dificuldade para compreender o que elas realmente fazem, então, segue abaixo uma lista com algumas delas.


Categoria Inglês Português Comentário
Banco de Dados DCOUNT BDCONTAR Conta as células que contêm números em um banco de dados
Banco de Dados DCOUNTA BDCONTARA Conta células não vazias em um banco de dados
Banco de Dados DSTDEVP BDDESVPA Calcula o desvio padrão com base na população inteira de entradas selecionadas de um banco de dados
Banco de Dados DSTDEV BDEST Estima o desvio padrão com base em uma amostra de entradas selecionadas de um banco de dados
Banco de Dados DGET BDEXTRAIR Extrai de um banco de dados um único registro que corresponde a um critério específico
Banco de Dados DMAX BDMÁX Retorna o valor máximo de entradas selecionadas de um banco de dados
Banco de Dados DAVERAGE BDMÉDIA Retorna a média de entradas selecionadas de um banco de dados
Banco de Dados DMIN BDMÍN Retorna o valor mínimo de entradas selecionadas de um banco de dados
Banco de Dados DPRODUCT BDMULTIPL Multiplica os valores em um campo específico de registros que correspondem ao critério em um banco de dados
Banco de Dados DSUM BDSOMA Adiciona os números na coluna de campos de registros do banco de dados que correspondem ao critério
Banco de Dados DVAR BDVAREST Estima a variância com base em uma amostra de entradas selecionadas de um banco de dados
Banco de Dados DVARP BDVARP Calcula a variância com base na população inteira de entradas selecionadas de um banco de dados
Banco de Dados GETPIVOTDATA INFODADOSTABELADINÂMICA Retorna os dados armazenados em uma tabela dinâmica
Data e hora NOW AGORA Retorna o número de série da data e da hora atuais
Data e hora YEAR ANO Converte um número de série em um ano
Data e hora DATE DATA Retorna o número de série de uma data específica
Data e hora DATEVALUE DATA.VALOR Converte uma data na forma de texto para um número de série
Data e hora DAY DIA Converte um número de série em um dia do mês
Data e hora WEEKDAY DIA.DA.SEMANA Converte um número de série em um dia da semana
Data e hora DAYS360 DIAS360 Calcula o número de dias entre duas datas com base em um ano de 360 dias
Data e hora EDATE EDATE Retorna o número de série da data que é o número indicado de meses antes ou depois da data inicial
Data e hora EOMONTH EOMONTH Retorna o número de série do último dia do mês antes ou depois de um número especificado de meses
Data e hora YEARFRAC FRAÇÃOANO Retorna a fração do ano que representa o número de dias entre data_inicial e data_final
Data e hora TODAY HOJE Retorna o número de série da data de hoje
Data e hora HOUR HORA Converte um número de série em uma hora
Data e hora MONTH MÊS Converte um número de série em um mês
Data e hora MINUTE MINUTO Converte um número de série em um minuto
Data e hora WORKDAY DIATRABALHO Retorna o número de dias úteis inteiros entre duas datas
Data e hora SECOND SEGUNDO Converte um número de série em um segundo
Data e hora TIME TEMPO Retorna o número de série de um horário específico
Data e hora TIMEVALUE VALOR.TEMPO Converte um horário na forma de texto para um número de série
Data e hora NETWORKDAYS DIATRABALHOTOTAL Converte um número de série em um número representando onde a semana cai numericamente em um ano
Engenharia BESSELI BESSELI Retorna a função de Bessel In(x) modificada
Engenharia BESSELJ BESSELJ Retorna a função de Bessel Jn(x)
Engenharia BESSELK BESSELK Retorna a função de Bessel Kn(x) modificada
Engenharia BESSELY BESSELY Retorna a função de Bessel Yn(x)
Engenharia BIN2DEC BIN2DEC Converte um número binário em um decimal
Engenharia BIN2HEX BIN2HEX Converte um número binário em um hexadecimal
Engenharia BIN2OCT BIN2OCT Converte um número binário em um octal
Engenharia COMPLEX COMPLEX Converte coeficientes reais e imaginários e um número complexo
Engenharia CONVERT CONVERT Converte um número de um sistema de medida para outro
Engenharia DEC2BIN DEC2BIN Converte um número decimal em um binário
Engenharia DEC2HEX DEC2HEX Converte um número decimal em um hexadecimal
Engenharia DEC2OCT DEC2OCT Converte um número decimal em um octal
Engenharia DELTA DELTA Testa se dois valores são iguais
Engenharia ERF ERF Retorna a função de erro
Engenharia ERFC ERFC Retorna a função de erro complementar
Engenharia GESTEP GESTEP Testa se um número é maior do que um valor limite
Engenharia HEX2BIN HEX2BIN Converte um número hexadecimal em um binário
Engenharia HEX2DEC HEX2DEC Converte um número hexadecimal em um decimal
Engenharia HEX2OCT HEX2OCT Converte um número hexadecimal em um octal
Engenharia IMABS IMABS Retorna o valor absoluto (módulo) de um número complexo
Engenharia IMAGINARY IMAGINARY Retorna o coeficiente imaginário de um número complexo
Engenharia IMARGUMENT IMARGUMENT Retorna o argumento theta, um ângulo expresso em radianos
Engenharia IMCONJUGATE IMCONJUGATE Retorna o conjugado complexo de um número complexo
Engenharia IMCOS IMCOS Retorna o cosseno de um número complexo
Engenharia IMDIV IMDIV Retorna o quociente de dois números complexos
Engenharia IMEXP IMEXP Retorna o exponencial de um número complexo
Engenharia IMLN IMLN Retorna o logaritmo natural de um número complexo
Engenharia IMLOG10 IMLOG10 Retorna o logaritmo de base 10 de um número complexo
Engenharia IMLOG2 IMLOG2 Retorna o logaritmo de base 2 de um número complexo
Engenharia IMPOWER IMPOWER Retorna um número complexo elevado a uma potência inteira
Engenharia IMPRODUCT IMPRODUCT Retorna o produto de dois números complexos
Engenharia IMREAL IMREAL Retorna o coeficiente real de um número complexo
Engenharia IMSIN IMSIN Retorna o seno de um número complexo
Engenharia IMSQRT IMSQRT Retorna a raiz quadrada de um número complexo
Engenharia IMSUB IMSUB Retorna a diferença entre dois números complexos
Engenharia IMSUM IMSUM Retorna a soma de números complexos
Engenharia OCT2BIN OCT2BIN Converte um número octal em um binário
Engenharia OCT2DEC OCT2DEC Converte um número octal em um decimal
Engenharia OCT2HEX OCT2HEX Converte um número octal em um hexadecimal
Estatística BETAINV BETA.ACUM.INV Retorna o inverso da função de densidade da probabilidade beta cumulativa
Estatística COUNT CONT.NÚM Calcula quantos números há na lista de argumentos
Estatística COUNTA CONT.VALORES Calcula quantos valores há na lista de argumentos
Estatística CORREL CORREL Retorna o coeficiente de correlação entre dois conjuntos de dados
Estatística COVAR COVAR Retorna a covariância, a média dos produtos dos desvios pares
Estatística GROWTH CRESCIMENTO Retorna valores ao longo de uma tendência exponencial
Estatística CRITBINOM CRIT.BINOM Retorna o menor valor para o qual a distribuição binomial cumulativa é menor ou igual a um valor padrão
Estatística KURT CURT Retorna a curtose de um conjunto de dados
Estatística AVEDEV DESV.MÉDIO Retorna a média dos desvios absolutos dos pontos de dados a partir de sua média
Estatística STDEV DESVPAD Estima o desvio padrão com base em uma amostra
Estatística STDEVA DESVPADA Estima o desvio padrão com base em uma amostra, inclusive números, texto e valores lógicos
Estatística STDEVP DESVPADP Calcula o desvio padrão com base na população total
Estatística STDEVPA DESVPADPA Calcula o desvio padrão com base na população total, inclusive números, texto e valores lógicos
Estatística DEVSQ DESVQ Retorna a soma dos quadrados dos desvios
Estatística NEGBINOMDIST DIST.BIN.NEG Retorna a distribuição binomial negativa
Estatística HYPGEOMDIST DIST.HIPERGEOM Retorna a distribuição hipergeométrica
Estatística LOGNORMDIST DIST.LOGNORMAL Retorna a distribuição lognormal cumulativa
Estatística NORMDIST DIST.NORM Retorna a distribuição cumulativa normal
Estatística NORMSDIST DIST.NORMP Retorna a distribuição cumulativa normal padrão
Estatística CHIDIST DIST.QUI Retorna a probabilidade unicaudal da distribuição qui-quadrada
Estatística BETADIST DISTBETA Retorna a função de densidade da probabilidade beta cumulativa
Estatística EXPONDIST DISTEXPON Retorna a distribuição exponencial
Estatística FDIST DISTF Retorna a distribuição de probabilidade F
Estatística GAMMADIST DISTGAMA Retorna a distribuição gama
Estatística SKEW DISTORÇÃO Retorna a distorção de uma distribuição
Estatística BINOMDIST DISTRBINOM Retorna a probabilidade de distribuição binomial do termo individual
Estatística TDIST DISTT Retorna a distribuição t de Student
Estatística STEYX EPADYX Retorna o erro padrão do valor y previsto para cada x da regressão
Estatística FISHER FISHER Retorna a transformação Fisher
Estatística FISHERINV FISHERINV Retorna o inverso da transformação Fisher
Estatística FREQUENCY FREQÜÊNCIA Retorna uma distribuição de freqüência como uma matriz vertical
Estatística SLOPE INCLINAÇÃO Retorna a inclinação da linha de regressão linear
Estatística CONFIDENCE INT.CONFIANÇA Retorna o intervalo de confiança para uma média da população
Estatística INTERCEPT INTERCEPÇÃO Retorna a intercepção da linha de regressão linear
Estatística NORMINV INV.NORM Retorna o inverso da distribuição cumulativa normal
Estatística NORMSINV INV.NORMP Retorna o inverso da distribuição cumulativa normal padrão
Estatística CHIINV INV.QUI Retorna o inverso da probabilidade unicaudal da distribuição qui-quadrada
Estatística FINV INVF Retorna o inverso da distribuição de probabilidade F
Estatística GAMMAINV INVGAMA Retorna o inverso da distribuição cumulativa gama
Estatística LOGINV INVLOG Retorna o inverso da distribuição lognormal
Estatística TINV INVT Retorna o inverso da distribuição t de Student
Estatística GAMMALN LNGAMA Retorna o logaritmo natural da função gama, G(x)
Estatística LARGE MAIOR Retorna o maior valor k-ésimo de um conjunto de dados
Estatística MAX MÁXIMO Retorna o valor máximo em uma lista de argumentos
Estatística MAXA MÁXIMOA Retorna o maior valor em uma lista de argumentos, inclusive números, texto e valores lógicos
Estatística MEDIAN MED Retorna a mediana dos números indicados
Estatística AVERAGE MÉDIA Retorna a média dos argumentos
Estatística GEOMEAN MÉDIA.GEOMÉTRICA Retorna a média geométrica
Estatística HARMEAN MÉDIA.HARMÔNICA Retorna a média harmônica
Estatística TRIMMEAN MÉDIA.INTERNA Retorna a média do interior de um conjunto de dados
Estatística AVERAGEA MÉDIAA Retorna a média dos argumentos, inclusive números, texto e valores lógicos
Estatística SMALL MENOR Retorna o menor valor k-ésimo em um conjunto de dados
Estatística MIN MÍNIMO Retorna o valor mínimo na lista de argumentos
Estatística MINA MÍNIMOA Retorna o menor valor na lista de argumentos, inclusive números, texto e valores lógicos
Estatística MODE MODO Retorna o valor mais comum em um conjunto de dados
Estatística RANK ORDEM Retorna a posição de um número em uma lista de números
Estatística PERCENTRANK ORDEM.PORCENTUAL Retorna a ordem percentual de um valor em um conjunto de dados
Estatística STANDARDIZE PADRONIZAR Retorna um valor normalizado
Estatística PEARSON PEARSON Retorna o coeficiente de correlação do momento do produto Pearson
Estatística PERMUT PERMUT Retorna o número de permutações para um dado número de objetos
Estatística POISSON POISSON Retorna a distribuição Poisson
Estatística FORECAST PREVISÃO Retorna um valor ao longo de uma linha reta
Estatística PROB PROB Retorna a probabilidade de valores em um intervalo estarem entre dois limites
Estatística LINEST PROJ.LIN Retorna os parâmetros de uma tendência linear
Estatística LOGEST PROJ.LOG Retorna os parâmetros de uma tendência exponencial
Estatística QUARTILE QUARTIL Retorna o quartil de um conjunto de dados
Estatística RSQ RQUAD Retorna o quadrado do coeficiente de correlação do momento do produto de Pearson
Estatística TREND TENDÊNCIA Retorna valores ao longo de uma tendência linear
Estatística CHITEST TEST.QUI Retorna o teste para independência
Estatística FTEST TESTEF Retorna o resultado de um teste F
Estatística TTEST TESTET Retorna a probabilidade associada ao teste t de Student
Estatística ZTEST TESTEZ Retorna o valor-P bicaudal do teste-z
Estatística VAR VAR Estima a variância com base em uma amostra
Estatística VARA VARA Estima a variância com base em uma amostra, inclusive números, texto e valores lógicos
Estatística VARP VARP Calcula a variância com base na população total
Estatística VARPA VARPA Calcula a variância com base na população total, inclusive números, texto e valores lógicos
Estatística WEIBULL WEIBULL Retorna a distribuição Weibull
Estatística PERCENTILE PERCENTIL Retorna o k-ésimo percentil de valores em um intervalo
Financeira ACCRINT ACCRINT Retorna os juros acumulados de um título que paga uma taxa periódica de juros
Financeira ACCRINTM ACCRINTM Retorna a taxa de juros acumulados de um título que paga juros no vencimento
Financeira AMORDEGRC AMORDEGRC Retorna a depreciação para cada período contábil usando o coeficiente de depreciação
Financeira AMORLINC AMORLINC Retorna a depreciação para cada período contábil
Financeira DB BD Retorna a depreciação de um ativo para um período especificado, usando o método de balanço de declínio fixo
Financeira DDB BDD Retorna a depreciação de um ativo para um período especificado usando o método de balanço de declínio duplo ou algum outro método especificado
Financeira VDB BDV Retorna a depreciação de um ativo para um período especificado ou parcial usando um método de balanço declinante
Financeira COUPDAYBS COUPDAYBS Retorna o número de dias do início do período de cupom até a data de liquidação
Financeira COUPDAYS COUPDAYS Retorna o número de dias no período de cupom que contém a data de quitação
Financeira COUPDAYSNC COUPDAYSNC Retorna o número de dias da data de quitação até a data do próximo cupom
Financeira COUPNCD COUPNCD Retorna a próxima data de cupom após a data de quitação
Financeira COUPNUM COUPNUM Retorna o número de cupons pagáveis entre as datas de quitação e vencimento
Financeira COUPPCD COUPPCD Retorna a data de cupom anterior à data de quitação
Financeira CUMIPMT CUMIPMT Retorna os juros acumulados pagos entre dois períodos
Financeira CUMPRINC CUMPRINC Retorna o capital acumulado pago sobre um empréstimo entre dois períodos
Financeira DOLLARDE DOLLARDE Converte um preço em formato de moeda, na forma fracionária, em um preço na forma decimal
Financeira DOLLARFR DOLLARFR Converte um preço, apresentado na forma decimal, em um preço apresentado na forma fracionária
Financeira SLN DPD Retorna a depreciação em linha reta de um ativo durante um período
Financeira DURATION DURAÇÃO Retorna a duração anual de um título com pagamentos de juros periódicos
Financeira EFFECT EFFECT Retorna a taxa de juros anual efetiva
Financeira FVSCHEDULE FVSCHEDULE Retorna o valor futuro de um capital inicial após a aplicação de uma série de taxas de juros compostas
Financeira INTRATE INTRATE Retorna a taxa de juros de um título totalmente investido
Financeira IPMT IPGTO Retorna o pagamento de juros para um investimento em um determinado período
Financeira MDURATION MDURATION Retorna a duração de Macauley modificada para um título com um valor de paridade equivalente a R$ 100
Financeira MIRR MTIR Calcula a taxa interna de retorno em que fluxos de caixa positivos e negativos são financiados com diferentes taxas
Financeira NOMINAL NOMINAL Retorna a taxa de juros nominal anual
Financeira NPER NPER Retorna o número de períodos de um investimento
Financeira ODDFPRICE ODDFPRICE Retorna o preço por R$ 100 de valor nominal de um título com um primeiro período indefinido
Financeira ODDFYIELD ODDFYIELD Retorna o rendimento de um título com um primeiro período indefinido
Financeira ODDLPRICE ODDLPRICE Retorna o preço por R$ 100 de valor nominal de um título com um último período de cupom indefinido
Financeira ODDLYIELD ODDLYIELD Retorna o rendimento de um título com um último período indefinido
Financeira PMT PGTO Retorna o pagamento periódico de uma anuidade
Financeira PPMT PPGTO Retorna o pagamento de capital para determinado período de investimento
Financeira PRICE PRICE Retorna a preço por R$ 100 de valor nominal de um título que paga juros periódicos
Financeira PRICEDISC PRICEDISC Retorna o preço por R$ 100 de valor nominal de um título descontado
Financeira PRICEMAT PRICEMAT Retorna o preço por R$ 100 de valor nominal de um título que paga juros no vencimento
Financeira RECEIVED RECEIVED Retorna a quantia recebida no vencimento de um título totalmente investido
Financeira SYD SDA Retorna a depreciação dos dígitos da soma dos anos de um ativo para um período especificado
Financeira RATE TAXA Retorna a taxa de juros por período de uma anuidade
Financeira TBILLEQ TBILLEQ Retorna o rendimento de um título equivalente a uma obrigação do Tesouro
Financeira TBILLPRICE TBILLPRICE Retorna o preço por R$ 100 de valor nominal de uma obrigação do Tesouro
Financeira TBILLYIELD TBILLYIELD Retorna o rendimento de uma obrigação do Tesouro
Financeira IRR TIR Retorna a taxa interna de retorno de uma série de fluxos de caixa
Financeira FV VF Retorna o valor futuro de um investimento
Financeira PV VP Retorna o valor presente de um investimento
Financeira NPV VPL Retorna o valor líquido atual de um investimento com base em uma série de fluxos de caixa periódicos e em uma taxa de desconto
Financeira XIRR XIRR Fornece a taxa interna de retorno de um programa de fluxos de caixa não necessariamente periódico
Financeira XNPV XNPV Retorna o valor presente líquido de um programa de fluxos de caixa não necessariamente periódico
Financeira YIELD YIELD Retorna o rendimento de um título que paga juros periódicos
Financeira YIELDDISC YIELDDISC Retorna o rendimento anual de um título descontado. Por exemplo, uma obrigação do Tesouro
Financeira YIELDMAT YIELDMAT Retorna o rendimento anual de um título que paga juros no vencimento
Informações CELL CÉL Retorna informações sobre formatação, localização ou conteúdo de uma célula
Informações ISNA É.NÃO.DISP Retorna VERDADEIRO se o valor for o valor de erro #N/D
Informações ISNONTEXT É.NÃO.TEXTO Retorna VERDADEIRO se o valor for diferente de texto
Informações ISBLANK ÉCÉL.VAZIA Retorna VERDADEIRO se o valor for vazio
Informações ISERR ÉERRO Retorna VERDADEIRO se o valor for um valor de erro diferente de #N/D
Informações ISERROR ÉERROS Retorna VERDADEIRO se o valor for um valor de erro
Informações ISODD ÉIMPAR Retorna VERDADEIRO se o número for ímpar
Informações ISLOGICAL ÉLÓGICO Retorna VERDADEIRO se o valor for um valor lógico
Informações ISNUMBER ÉNÚM Retorna VERDADEIRO se o valor for um número
Informações ISEVEN ÉPAR Retorna VERDADEIRO se o número for par
Informações ISREF ÉREF Retorna VERDADEIRO se o valor for uma referência
Informações ISTEXT ÉTEXTO Retorna VERDADEIRO se o valor for texto
Informações COUNTBLANK CONTAR.VAZIO Conta o número de células vazias no intervalo especificado
Informações INFO INFORMAÇÃO Retorna informações sobre o ambiente operacional atual
Informações N N Retorna o valor convertido em um número
Informações NA NÃO.DISP Retorna o valor de erro #N/D
Informações TYPE TIPO Retorna um número indicando o tipo de dados de um valor
Informações ERROR.TYPE TIPO.ERRO Retorna um número correspondente a um tipo de erro
Lógica AND E Retorna VERDADEIRO se todos os argumentos forem VERDADEIRO
Lógica OR OU Retorna VERDADEIRO se um dos argumentos for VERDADEIRO
Lógica IF SE Especifica um teste lógico a ser executado
Lógica FALSE FALSO Retorna o valor lógico FALSO
Lógica TRUE VERDADEIRO Retorna o valor lógico VERDADEIRO
Lógica NOT NÃO Inverte o valor lógico do argumento
Matemática e trigonométrica ABS ABS Retorna o valor absoluto de um número
Matemática e trigonométrica ACOS ACOS Retorna o arco cosseno de um número
Matemática e trigonométrica ACOSH ACOSH Retorna o cosseno hiperbólico inverso de um número
Matemática e trigonométrica RAND ALEATÓRIO Retorna um número aleatório entre 0 e 1
Matemática e trigonométrica ROUND ARRED Arredonda um número até uma quantidade especificada de dígitos
Matemática e trigonométrica FLOOR ARREDMULTB Arredonda um número para baixo, aproximando-o de zero
Matemática e trigonométrica ROUNDDOWN ARREDONDAR.PARA.BAIXO Arredonda um número para baixo até zero
Matemática e trigonométrica ROUNDUP ARREDONDAR.PARA.CIMA Arredonda um número para cima, afastando-o de zero
Matemática e trigonométrica ASIN ASEN Retorna o arco seno de um número
Matemática e trigonométrica ASINH ASENH Retorna o seno hiperbólico inverso de um número
Matemática e trigonométrica ATAN ATAN Retorna o arco tangente de um número
Matemática e trigonométrica ATAN2 ATAN2 Retorna o arco tangente das coordenadas x e y especificadas
Matemática e trigonométrica ATANH ATANH Retorna a tangente hiperbólica inversa de um número
Matemática e trigonométrica COMBIN COMBIN Retorna o número de combinações de um determinado número de objetos
Matemática e trigonométrica COUNTIF CONT.SE Calcula o número de células não vazias em um intervalo que correspondem ao critério especificado
Matemática e trigonométrica COS COS Retorna o cosseno de um número
Matemática e trigonométrica COSH COSH Retorna o cosseno hiperbólico de um número
Matemática e trigonométrica EXP EXP Retorna e elevado à potência de um número especificado
Matemática e trigonométrica FACTDOUBLE FACTDOUBLE Retorna o fatorial duplo de um número
Matemática e trigonométrica FACT FATORIAL Retorna o fatorial de um número
Matemática e trigonométrica GCD GCD Retorna o máximo divisor comum
Matemática e trigonométrica DEGREES GRAUS Converte radianos em graus
Matemática e trigonométrica ODD ÍMPAR Retorna o número arredondado para cima até o inteiro ímpar mais próximo
Matemática e trigonométrica INT INT Arredonda um número para baixo até o inteiro mais próximo
Matemática e trigonométrica LCM LCM Retorna o mínimo múltiplo comum
Matemática e trigonométrica LN LN Retorna o logaritmo natural de um número
Matemática e trigonométrica LOG LOG Retorna o logaritmo de um número de uma base especificada
Matemática e trigonométrica LOG10 LOG10 Retorna o logaritmo de base 10 de um número
Matemática e trigonométrica MDETERM MATRIZ.DETERM Retorna o determinante de uma matriz
Matemática e trigonométrica MINVERSE MATRIZ.INVERSO Retorna a matriz inversa de uma matriz
Matemática e trigonométrica MMULT MATRIZ.MULT Retorna o produto matricial de duas matrizes
Matemática e trigonométrica MROUND MROUND Retorna um número arredondado ao múltiplo desejado
Matemática e trigonométrica PRODUCT MULT Multiplica os argumentos
Matemática e trigonométrica MULTINOMIAL MULTINOMIAL Retorna o multinomial de um conjunto de números
Matemática e trigonométrica EVEN PAR Arredonda um número para cima até o inteiro par mais próximo
Matemática e trigonométrica PI PI Retorna o valor de Pi
Matemática e trigonométrica POWER POTÊNCIA Retorna o resultado de um número elevado a uma potência
Matemática e trigonométrica QUOTIENT QUOTIENT Retorna a parte inteira de uma divisão
Matemática e trigonométrica RADIANS RADIANOS Converte graus em radianos
Matemática e trigonométrica SQRT RAIZ Retorna uma raiz quadrada positiva
Matemática e trigonométrica RANDBETWEEN RANDBETWEEN Retorna um número aleatório entre os números especificados
Matemática e trigonométrica ROMAN ROMANO Converte um numeral arábico em romanos, como texto
Matemática e trigonométrica SIN SEM Retorna o seno de um ângulo dado
Matemática e trigonométrica SINH SENH Retorna o seno hiperbólico de um número
Matemática e trigonométrica SERIESSUM SERIESSUM Retorna a soma de uma série polinomial com base em uma fórmula
Matemática e trigonométrica SIGN SINAL Retorna o sinal de um número
Matemática e trigonométrica SUM SOMA Adiciona os argumentos
Matemática e trigonométrica SUMSQ SOMAQUAD Retorna a soma dos quadrados dos argumentos
Matemática e trigonométrica SUMPRODUCT SOMARPRODUTO Retorna a soma dos produtos de componentes correspondentes de matrizes
Matemática e trigonométrica SUMIF SOMASE Adiciona as células especificadas por um determinado critério
Matemática e trigonométrica SUMX2MY2 SOMAX2DY2 Retorna a soma da diferença dos quadrados dos valores correspondentes em duas matrizes
Matemática e trigonométrica SUMX2PY2 SOMAX2SY2 Retorna a soma da soma dos quadrados dos valores correspondentes em duas matrizes
Matemática e trigonométrica SUMXMY2 SOMAXMY2 Retorna a soma dos quadrados das diferenças dos valores correspondentes em duas matrizes
Matemática e trigonométrica SQRTPI SQRTPI Retorna a raiz quadrada de (número * Pi)
Matemática e trigonométrica SUBTOTAL SUBTOTAL Retorna um subtotal em uma lista ou em um banco de dados
Matemática e trigonométrica TAN TAN Retorna a tangente de um número
Matemática e trigonométrica TANH TANH Retorna a tangente hiperbólica de um número
Matemática e trigonométrica CEILING TETO Arredonda um número para o inteiro mais próximo ou para o múltiplo mais próximo de significância
Matemática e trigonométrica TRUNC TRUNCAR Trunca um número para um inteiro
Procura e referência AREAS ÁREAS Retorna o número de áreas em uma referência
Procura e referência COLUMN COL Retorna o número da coluna de uma referência
Procura e referência COLUMNS COLS Retorna o número de colunas em uma referência
Procura e referência MATCH CORRESP Procura valores em uma referência ou matriz
Procura e referência OFFSET DESLOC Retorna um deslocamento de referência com base em uma determinada referência
Procura e referência ADDRESS ENDEREÇO Retorna uma referência como texto para uma única célula em uma planilha
Procura e referência CHOOSE ESCOLHER Escolhe um valor a partir de uma lista de valores
Procura e referência HYPERLINK HYPERLINK Cria um atalho ou um salto que abre um documento armazenado em um servidor de rede, em uma intranet ou na Internet
Procura e referência INDEX ÍNDICE Usa um índice para escolher um valor de uma referência ou matriz
Procura e referência INDIRECT INDIRETO Retorna uma referência indicada por um valor de texto
Procura e referência ROW LIN Retorna o número da linha de uma referência
Procura e referência ROWS LINS Retorna o número de linhas em uma referência
Procura e referência LOOKUP PROC Procura valores em um vetor ou em uma matriz
Procura e referência HLOOKUP PROCH Procura na linha superior de uma matriz e retorna o valor da célula especificada
Procura e referência VLOOKUP PROCV Procura na primeira coluna de uma matriz e move ao longo da linha para retornar o valor de uma célula
Procura e referência TRANSPOSE TRANSPOR Retorna a tranposição de uma matriz
Texto TRIM ARRUMAR Remove espaços do texto
Texto CHAR CARACT Retorna o caractere especificado pelo número de código
Texto CODE CÓDIGO Retorna um código numérico para o primeiro caractere em uma seqüência de texto
Texto CONCATENATE CONCATENAR Agrupa vários itens de texto em um item de texto
Texto FIXED DEF.NÚM.DEC Formata um número como texto com um número fixo de decimais
Texto RIGHT DIREITA Retorna os caracteres mais à direita de um valor de texto
Texto LEFT ESQUERDA Retorna os caracteres mais à esquerda de um valor de texto
Texto EXACT EXATO Verifica se dois valores de texto são idênticos
Texto MID EXT.TEXTO Retorna um número específico de caracteres de uma seqüência de texto começando na posição especificada
Texto SEARCH LOCALIZAR Localiza um valor de texto dentro de outro (não diferencia maiúsculas de minúsculas)
Texto UPPER MAIÚSCULA Converte o texto em maiúsculas
Texto LOWER MINÚSCULA Converte texto para minúsculas
Texto REPLACE MUDAR Muda os caracteres dentro do texto
Texto LEN NÚM.CARACT Retorna o número de caracteres em uma seqüência de texto
Texto PROPER PHONETIC Extrai os caracteres fonéticos (furigana) de uma seqüência de texto.
Texto FIND PROCURAR Procura um valor de texto dentro de outro (diferencia maiúsculas de minúsculas)
Texto REPT REPT Repete um texto um determinado número de vezes
Texto SUBSTITUTE SUBSTITUIR Substituir um novo texto por um texto antigo em uma seqüência de texto
Texto T T Converte os argumentos em texto
Texto TEXT TEXTO Formata um número e o converte em texto
Texto CLEAN TIRAR Remove todos os caracteres do texto que não podem ser impressos
Texto VALUE VALOR Converte um argumento de texto em um número

Inserir senha de acesso a planilha

Lembrando que para funcionar perfeitamente devemos colocar em EstaPasta_de_Trabalho
Private Sub Workbook_Open()

senha

End Sub

e no modulo o codigo abaixo


Option Explicit

Sub travar()

Dim Plan As Worksheet

For Each Plan In Worksheets
'Verifica se não é a primeira
If Plan.Name <> "Tela" Then
Plan.Protect "123"
Plan.Visible = xlSheetVeryHidden
End If
Next

End Sub

Sub destravar()

Dim Plan As Worksheet

For Each Plan In Worksheets
'Verifica se não é a primeira
If Plan.Name <> "Tela" Then
Plan.Unprotect "123"
Plan.Visible = xlSheetVisible
End If
Next

End Sub

Sub senha()

Dim txtSenha As String
Dim txtLogin As String

'Em caso de erro, retornará sempre para este ponto
inicio:

txtLogin = InputBox("Informe o login")
txtSenha = InputBox("Informe a senha")

Sheets("Senhas").Select
Range("A2").Select

'Loop que realizará a pesquisa do login
Do While ActiveCell <> Empty
If ActiveCell = txtLogin Then
If ActiveCell.Offset(0, 1) = txtSenha Then
destravar
Exit Sub
Else
MsgBox "Senha incorreta!"
GoTo inicio
End If

End If

'Incremento
ActiveCell.Offset(1, 0).Activate

Loop

MsgBox "Login incorreto!"
GoTo inicio

End Sub


Crie uma planilha chamada Senhas e defina ali seu(s) usuario(s) senhas, a partir da celula A1 (user) e B1(senha)

Habilitar barra horizontal do Excel

Neste exemplo o mesmo botão habilita e desabilita a barra de rolagem horizontal do Excel.

Sub barraHorizontal()

ActiveWindow.DisplayHorizontalScrollBar = Not ActiveWindow.DisplayHorizontalScrollBar

End Sub

Habilitar e desabilitar cabeçalhos de linhas e colunas

Neste exemplo o mesmo botão habilita e desabilita o cabeçalho de linhas e colunas

Sub cabecalhos()

ActiveWindow.DisplayHeadings = Not ActiveWindow.DisplayHeadings

End Sub

Desproteger qualquer planilha

Sub DesprotegerPlanilhaAtiva()

' desprotege qualquer planílha com senha

Dim i, i1, i2, i3, i4, i5, i6 As Integer, j As Integer, k As Integer, l As Integer, m As Integer, n As Integer
On Error Resume Next
For i = 65 To 66
For j = 65 To 66
For k = 65 To 66
For l = 65 To 66
For m = 65 To 66
For i1 = 65 To 66
For i2 = 65 To 66
For i3 = 65 To 66
For i4 = 65 To 66
For i5 = 65 To 66
For i6 = 65 To 66
For n = 32 To 126
ActiveSheet.Unprotect Chr(i) & Chr(j) & Chr(k) & Chr(l) & Chr(m) & Chr(i1) & Chr(i2) & Chr(i3) & Chr(i4) & Chr(i5) & Chr(i6) & Chr(n)
If ActiveSheet.ProtectContents = False Then
MsgBox "Planilha desprotegida com sucesso!!!"
Exit Sub
End If
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
End Sub

Dicas gerais vba

Clear = apaga tudo
ClearContents = apaga somente o conteúdo
ClearFormats = apaga formatação
ClearComments = apaga comentários
---
Obtendo valores de outras planilhas
Buscar endereço de outra planilha
- worksheets("Nome") ou sheets("nome")
ou índice sheets(1)
----
Offset(linha,coluna)
A seleção (cursor) é o ponto central
para baixo e para a direita, positivo
para cima e para a esquerda, negativo
----
Cell(linha,coluna)
----
Deslocamentos para os extremos
.end(xlUp) = CTRL + seta para cima
.end(xlDown) = CTRL + seta para baixo
.end(xlToRight) = CTRL + seta para direita
.end(xlToLeft) = CTRL + seta para esquerda
----
Formulário
código:
inputbox(prompt,[title],[value],[xpos],[ypos])

if - condição then (instruções se verdadeiras)

end if
(continua lendo o código de baixo)
----
target.address - endereço alvo
---------------------------
looping

do while - condição
instruções
loop

for valor inicial to - n. de vezes, incremento
instruções
next

for each elemento in grupo
instruções
next

'transformar primeira letra em maúscula
strConv(texto,cod)
-->cod = 1 maiúscula
= 2 minúscula
= 3 primeira letra maiúscula

row - retorna a linha
columns - retorna a coluna

range(selection,selection.end(xltoright)).select
range(selection,selection.end(xldown)).select

-----------------------------
looping

cont = cont + 1
total = total + 1

isNumeric(valor) rtorna verdadeiro se o valor for número
isString(valor) retorna verdadeiro se o valor for texto
isDate(valor) retorna verdadeiro se o valor for data
-----------------------------
Trabalhando com datas
dateadd(parte,qtde,data)
Novo looping
for valor inicial to condicao, step

next
private function nome (argumento as tipo, argumento as tipo) as tipo
instruções
-----------------------------
Nomes de campos
=DESLOC(Rascunho!$A$2;0;0;CONT.VALORES(Rascunho!$A$2:$A$300);1)
-----------------------------
PivotTable - Tabela Dinâmica

Opções/mostrar páginas do filtro de relatório
'Para gerar uma página para cada item do filtro

onerror goto error - tratamento de erro
pula o próximo código e vai pra a lilnha de erro

on error resume next = tratamento de erro
pula o próximo código e continua a ler os demais